Destaques

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ética profissional

Por meio de uma pesquisa interdisciplinar, buscou a explicação para prosperidade de alguns países e miséria e atraso dos outros. Algumas descobertas foram feitas.
Foi demostrado que a diferença entre os países pobres e os ricos não é antiguidade. A Índia e o Egito têm mais de mil anos e são pobres. A Austrália, que há pouco mais de 150 anos,hoje é um país rico.
A diferença entre os países pobres e ricos também não está nos recursos naturais de que dispões, pois o Japão é uma ilha e 80% dele é montanhoso, há terremotos, é péssimo pra agricultura; obstante,cria gado e é a segunda potencia mundial econômica.
Também não é a inteligencia das pessoas a tal diferença, fatos demonstram que estudantes de países pobres que emigram aos países ricos e conseguem resultados excelentes em sua educação.
Finalmente não podemos dizer que a raça faz a diferença, pois nos países centro-europeus, vemos como os chamados ociosos da América latina demonstram ser a força produtiva dessas nações.
Então o que faz realmente a diferença?
A atitude das pessoas é que faz a diferença.
Eis que o que os povos dos países prósperos possuem:
  1. A moral como principio básico
  2. A ordem e a limpeza
  3. A integridade
  4. A pontualidade
  5. A responsabilidade
  6. O desejo de superação
  7. O respeito as leis e aos regulamentos
  8. O respeito pelo direito dos demais
  9. O amor ao trabalho
  10. O esforço pela economia e investimento
Um comportamento ilegal viola a lei. Um comportamento antiético trai uma confiança. O comportamento antiético pode ser observado por outros e vai rebaixar o conceito que fazem de você. Devemos ser éticos com a família,amigos, com os clientes..
  • Não critique ninguém. Não há cítica construtiva. critica é critica.
  • Não seja invejoso. O invejoso é aquele que não suporta conviver co mo sucesso alheio. O invejoso é um covarde; aproveita-se da ausência do outro para denegrir sua imagem ou diminuir seu valor. No nosso meio não é difícil de reconhecer um invejoso; está sempre a criticar a vida particular de seus desafetos, bajula-os em sua presença e amaldiçoa-os pelas costas.
  • Não seja fofoqueiro. Não ha fofoca sem uma ponta de inveja.
  • Não seja fanático. De pouca coisa temos certeza na vida.
  • Não seja especialista  Não há ninguém no mundo que saiba tão pouco que nada tenha para nos ensinar e, da mesma forma, não existe pessoa tão culta que nada tenha a aprender.
  • Trate bem as pessoas, é só isso que elas querem.
  • Sorria. Mau humor é falta de ética.

"Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor. "
Albert Einstein