Destaques

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pela 1ª Vez Uma Mulher Assume O Comando Do Bope


TC Cynthiane 2 300x219 Pela 1ª vez uma mulher assume o Comando do Bope.Nesta sexta (19) a primeira mulher a comandar uma tropa de choque da Polícia Militar no país tomou posse em Brasília, no Distrito Federal. Trata-se da tenente-coronel da PMDF Cynthiane Maria da Silva Santos, que aos 40 anos assume o comando da Batalhão de Policiamento de Choque e o Patrulhamento Tático Móvel (Patamo).
Nesta quarta (17), a PMDF divulgou comunicado afirmando que “tem o orgulho de informar que pela primeira vez na história das polícias militares do país, uma tropa de choque será comandada por uma mulher” e convidando para a cerimônia de posse, no pátio da Unidade, localizado no Setor Policial, às 17h desta sexta (19).
Perfil – Cynthiane vai comandar uma equipe de 400 policiais, dentre os quais apenas nove são mulheres. Ela trabalha na Polícia Militar há 21 anos e em 1999 se especializou no Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da PM, tornando-se uma das poucas policiais femininas a concluir o Curso de Operações Especiais (COEsp). Entre 2007 e 2010, atuou na segurança do ex-presidente Lula e como oficial na Missão de Paz das Organizações das Nações Unidas (ONU) no Timor Leste.
Mulher na PMDF – Segundo informações da PMDF, há 29 anos entraram as primeiras policiais femininas na Polícia Militar do DF. “Na época foi uma quebra de paradigmas. Muitos não entendiam sua importância. A atividade policial sempre foi vista como masculina. Mas isso mudou e pode-se dizer que com a entrada da mulher ser policial hoje é ser mais humano”, registra o texto da PMDF.
A assessoria de comunicação da corporação ressalta ainda que atualmente uma policial feminina ocupa o segundo cargo mais importante da Corporação, o de Subcomandante Geral.
Segue a matéria exibida pelo Sbt Brasília
Fonte: Anjos Guardiões