Destaques

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Quem tem interesse em ingressar na Guarda Municipal de Belo Horizonte deve se preparar

Quem tem interesse em ingressar na Guarda Municipal de Belo Horizonte deve se preparar o quanto antes, pois a próxima seleção para ambos os sexos está próxima. De acordo com fontes internas na instituição, o edital está previsto para ser publicado ainda este ano. O concurso visa ao aumento do efetivo da corporação para melhoria da Segurança Pública do município, principalmente em função da Copa do Mundo de 2014.
A assessoria de comunicação da corporação informou que já foi criada a comissão responsável pela elaboração do edital e divulgação do documento. O próximo passo será a escolha da empresa organizadora e a definição do cronograma das etapas.
A remuneração para Guarda Municipal atinge R$1.540,00 mensais, acrescidos de diversos benefícios.
Carreira
A carreira de Guarda Municipal vem sendo cada vez mais valorizada pelo Poder Público. Com a aprovação, pelo prefeito Márcio Lacerda, do Projeto de Lei 2214/12, o plano de carreira da categoria passa a viabilizar a promoção constante, privilegiando o merecimento, a experiência e a dedicação. O novo plano propiciará ao guarda municipal acesso às progressões por tempo de serviço e ao crescimento hierárquico através de concurso específico e da obtenção de títulos, além da valorização por aperfeiçoamento cultural e profissional. O quinquênio administrativo e a promoção por ato de bravura são alguns outros benefícios oferecidos pela carreira.
Além destas vantagens, o salário inicial do guarda recém aprovado em concurso público, poderá atingir, em alguns anos, até R$ 11.335,00 – quase nove vezes o valor atual -, remuneração do posto máximo na hierarquia da categoria, superintendente.
Preparação 
Os candidatos ao concurso da Guarda Municipal deverão ter nível médio de escolaridade.  Para auxiliar aos futuros candidatos, o professor Marcelo Cury, coordenador do Mega Concursos, forneceu algumas dicas importantes para a preparação. Segundo ele, aqueles que querem sair na frente, mesmo antes da divulgação do edital, devem começar estudando as disciplinas exigidas no último concurso: Língua Portuguesa, História de Belo Horizonte, Geografia Urbana de Belo Horizonte e Legislação. “Os futuros candidatos devem se dedicar a essas disciplinas, dando especial atenção à legislação, pois apesar da escolaridade exigida ter mudado, a cobrança dessa disciplina com certeza continuará.”
Fonte: Folha Dirigida, Jornal Hoje em Dia e Portal PBH