Destaques

quinta-feira, 27 de março de 2014

Passageiro flagra abuso dentro de ônibus


Um vídeo que mostra uma cena de abuso dentro de um ônibus da Grande Vitória está circulando pela internet e despertou a revolta de muitos usuários das redes sociais. Nas imagens, um homem é flagrado colocando o órgão genital para fora da calça, encostando-o em um mulher que também fazia uso do coletivo. O vídeo foi publicado em uma página do Facebook, no último sábado (22). Segundo a publicação, o ônibus seria da linha 591, Serra x Campo Grande, na Grande Vitória. Nos comentários, muitos usuários classificaram a atitude como “nojenta” e lamentaram não ser possível identificar o homem pelas imagens.
O agressor utiliza um buraco no bolso da calça, aparentemente feito de forma proposital, para encostar órgão genital na mulher. De costas e em meio a vários outros passageiros, a vítima parece não perceber a situação, e não reage. Após dois dias no ar, o vídeo já contabilizava mais de 280 compartilhamentos nesta segunda-feira (24). Os comentários, quase 300, são em grande maioria de usuários revoltados com a situação. Muitos acusam o autor da filmagem, que não foi identificado, de ter sido conivente com o abuso por não se manifestar diante do flagrante.
Como denunciar
A delegada alerta que é preciso cautela ao denunciar abusos cometidos dentro de coletivos. Para ela, a situação é propícia à fuga do suspeito, e pode dificultar sua identificação. “É difícil encontrar o suspeito, porque se a mulher se manifesta, ele salta no próximo ponto e vai embora. Aí nós não sabemos quem ele é, onde ele mora. Infelizmente ainda é muito complicado punir agressores que atuam dessa forma”, disse. Ela explica que a vítima deve se dirigir imediatamente a uma delegacia e fazer a denúncia, descrevendo as características do agressor, para que seja feito um retrato falado.