Destaques

domingo, 25 de maio de 2014

Aplicativo no celular localiza unidades da polícia em SP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lançou mais uma ferramenta para facilitar o acesso da população à polícia. O aplicativo “Unidades Policiais de São Paulo”, desenvolvido exclusivamente para aparelhos móveis, como smartphones e tablets, ajuda a encontrar as quase 4.000 unidades policiais do Estado, como Delegacias e Batalhões da Polícia Militar.
Por meio de um mapa e localização via satélite, é possível encontrar cada unidade e checar informações como endereço, telefone e e-mail. Também é possível fazer buscas a partir do endereço da unidade.
O aplicativo, ainda em versão beta, funciona com o sistema operacional Android - até a versão 4.1.2 – e pode ser baixado gratuitamente pelo site da SSP.
"Inicialmente lançaremos o serviço no site da SSP, e disponibilizaremos o aplicativo para download em celular. Uma pessoa que eventualmente seja vítima de um crime terá mais facilidade e poderá localizar rapidamente a unidade policial mais próxima", afirma o coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da SSP, Wellington Bastos de Carvalho.
Mais recursos até a Copa
A equipe do GTI já trabalha em uma nova versão do aplicativo, que terá recursos adicionais. "A nova versão terá a possibilidade de traçar rotas entre endereços e vamos incluir a localização de Consulados", diz Wellington.
Os novos recursos tiveram como preocupação especial a Copa do Mundo de 2014, que terá seu jogo de abertura na Capital paulista. De qualquer lugar com acesso à internet o turista que virá a São Paulo poderá se guiar usando o aplicativo para celular.
A Polícia Civil de São Paulo conta com uma divisão especializada para atender esse público: a Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur), do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade).
Serviço
Para instalar o aplicativo no seu tablet ou smartphone, siga o passo a passo:
  1. Clique AQUI para fazer o download do aplicativo;
  2. Faça o download da aplicação para o seu computador;
  3. No seu tablet ou smartphone crie uma pasta;
  4. Conecte o seu aparelho ao PC;
  5. Copie o arquivo para a pasta criada no seu tablet ou smartphone;
  6. Clique no arquivo;
  7. O sistema perguntará se deseja instalar, clique em Sim;
  8. Finalizada a instalação, o aplicativo estará pronto para uso.
Teste o programa e envie suas críticas ou sugestões para o e-mail: sitessp@sp.gov.br.