Destaques

terça-feira, 6 de maio de 2014

Governo reedita a Bolsa Copa para servidores

Após editar decreto em Junho passado que liberava e bancava viagens para servidores para a Copa das Confederações, o Palácio do Planalto reeditou a ‘Bolsa Copa’ para funcionários do alto escalão que vão a trabalho ou em assistência aos jogos da Copa da FIFA nas 12 cidades sedes. O governo vai pagar passagens e hospedagens em hotéis das capitais com majoração de até 100% na tabela de valores estipulada pela União. O benefício é para oficiais militares e policiais que vão atuar na segurança, mas se estende também para secretários-executivos dos ministérios e equipe escolhida por eles.

Arbitragem
O Decreto nº 8.228 de 22 de Abril foi assinado pela presidente Dilma e pela ministra Miriam Belchior (Planejamento).

Diretoria
Segundo o decreto do Planalto, ‘Poderá haver subdelegação’ para dirigentes máximos de autarquias e fundações públicas e para a turma da Secretaria-Geral da Presidência.

Patota Esporte Club
É fato que o governo se envolve diretamente na segurança no entorno e dentro das arenas, mas nada impede que ministros e equipes se esbaldem em camarotes na torcida.

3º Tempo 
Os benefícios de passagem mais hospedagem para os ‘servidores da Copa FIFA’ se estenderão até dia 15 de agosto. Mas o torneio termina um mês antes..

QG? Que nada!
Pelo menos oito cidades-sedes têm bases militares com alojamentos. Parágrafo único do Decreto avisa que os benefícios não se aplicam a ‘deslocamentos para os quais a administração pública disponibilize hospedagem’. Resta saber se a turma vai trocar o hotel de luxo pelos QGs.. Ou o governo vai fazer vistas grossas.

Diárias nos hotéis
A majoração (aumento do valor pago) para diárias e passagens se dará em 50% para quem for para SP, Curitiba e Salvador; em 75% para BH, Natal e Porto Alegre; e em 100% para Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Recife e Rio.

Barrado..
Emissários da presidente Dilma cobram celeridade à Comissão de Sindicância do Itamaraty e um resultado até quarta para o caso do diplomata Eduardo Saboia, o que ajudou na fuga do senador boliviano Roger Molina para o Brasil.

..no baile
É que dia 30 será comemorado o Dia do Diplomata, com formaturas, e presença da presidente. O Planalto quer ver longe dali (ou absolvido logo) o diplomata Saboia.

Outros ‘Molinas’
A cada mês fogem mais bolivianos para o Brasil perseguidos pelo presidente Evo Morales. O último famoso foi o ex-procurador do governo Marcelo Soza. É candidato à Assembleia, e segundo consta tem mandado de prisão porque.. se tornou opositor.

Abre o olho, Dilma
A Polícia Federal já está de olho. Atravessadores em nome de construtoras têm prometido a investidores que uma unidade do Minha Casa, Minha Vida, no Centro-Oeste, pode render R$ 140 mil para venda logo após construída.

Poder dos peões 
O flagrante de trabalho escravo no mineroduto MG-Rio da Anglo American lembra caso tragicômico em 2009, no interior de Goiás. O canteiro de obras e os alojamentos da mineradora em Goiás foram destruídos após uma grande briga entre seguranças e operários. Tudo começou porque foi negada uma cerveja a um peão.

Eu, hein..
A consultoria Deloitte Touche Tohmatsu organizou palestra sobre combate à corrupção em Londrina. A Deloitte foi condenada a pagar R$ 47 milhões à Tigre Conexões, por calote, e foi acusada pela Adria Alimentos de manobra fiscal para fugir do fisco.

Esbanja lux 
Capital do País com risco de ter apagão, Brasília deu mal exemplo. Às 10h54 de quarta (23), os postes do Eixão Sul estavam com as luzes acesas. E o povo paga a conta.

Mineirada
O PMDB acertou com Fernando Pimentel (PT), que vai disputar o governo de Mias. O senador Clésio retirou a candidatura. Josué Alencar será o candidato ao Senado.

Ponto Final
Sobra fé em ano de campanha. O deputado Roberto de Lucena (PV-SP) propôs o 3 de março como Dia Nacional da Igreja O Brasil Para Cristo.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

FONTE  JORNAL OPOVO