Destaques

terça-feira, 3 de junho de 2014

Roda Viva com Aécio Neves (segurança Pública)


O entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira foi o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República. A bancada de entrevistadores foi formada por Cida Damasco (Estadão), Fernando Barros e Silva (revista Piauí), Fernando Mitre (Band), Fernando Rodrigues (Folha de S. Paulo) e Ricardo Setti (VEJA).
Leia aqui o texto de Ricardo Setti sobre o programa.* Um programa nacional de segurança pública, que incluirá mudanças no Código Penal e no Código de Processo Penal para “tapar as brechas por onde escorre a impunidade”. O pré-candidato disse que, nas condições atuais, “alguém que tenha um bom advogado no Brasil precisa fazer um esforço enorme para ir para a cadeia”.
Com a promessa de uma
Com a promessa de uma reestruturação da segurança pública, o pré-candidato tucano pretende investir na proposta do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) (Foto: Agência Senado)
Esse programa incluirá uma utilização mais adequada do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública, bilhões de reais que o governo não aplica como deveria porque “entram no contingenciamento [na prática, corte de gastos] para obter as metas do superávit primário” [dinheiro economizado para pagar juros da dívida pública].
Defendeu ainda a aplicação de penas alternativas para crimes que não incluam a violência, como posse de pequenas quantidades de drogas, como forma de ajudar a desafogar o sistema penitenciário, e o projeto de emenda constitucional do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que permite ao juiz, ouvido o Ministério Público, aplicar severas penas de cadeia em menores de idade que cometam crimes graves.