Destaques

terça-feira, 1 de julho de 2014

Agência de defesa norte-americana quer criar "campo de força" impenetrável

 Há muitos anos a ideia de um campo de força para proteger pessoas e embarcações inteiras vem sendo explorada na ficção científica. Apesar de isso parecer uma tecnologia para um futuro distante, a agência norte-americana para projetos de pesquisa avançada em defesa ou DARPA, na sigla em inglês, quer criar algo similar a fim de proteger pessoas de elementos balísticos, como mísseis e balas provenientes de armas de fogo tradicionais.
A agência pretende desenvolver algo nessa linha que possa ser portátil. Isso quer dizer que o aparelho teria ter tamanho e peso que permitam o transporte e, ainda assim, poderem ser ativados e desativados quando necessário. Basicamente, eles querem uma ferramenta que caiba na mão de um soldado e que possa defendê-lo em combate, além de permitir ser ligada e desligada a qualquer momento. Qualquer semelhança com o campo de força em forma de bolha de Halo 3 não é mera coincidência.
As pesquisas para esse tipo de dispositivo ainda estão em fase inicial, mas a agência conseguiu traçar seus objetivos de forma que o aparelho possa servir para algumas finalidades além da defesa contra projéteis. Assim, o campo de força poderia ser útil como abrigo em situações pouco hospitaleiras, como em desertos gelados ou secos, e também em locais devastados por desastres naturais.
FONTE(S)