Destaques

terça-feira, 15 de julho de 2014

Driblando os ladrões de carros

Você já teve um veiculo roubado ou conversou com alguém que o tivesse? 
Na maioria das vezes, isso pode ser evitado se certas normas de segurança forem  seguidas a risca. 
O ladrão sempre "trabalha"com a lei do menor esforço.
 Se você dificultar o  "oficio" dele  , certamente ele irá procurar outro automóvel  ao invés do seu. 
Chamamos de "sorte" para o ladrão o encontro  da preparação com a oportunidade. 
Antes de sair de casa, o marginal prepara-se para poder executar seu intento criminoso. 
Ele possui uma arma de fogo para intimidar a vitima e faz uso de drogas para obter coragem.
 Com isso o ladrão terá todo o tempo do mundo para encontrar o proprietário de um auto que facilite ao máximo seu "trabalho". 
Os criminosos estão sempre a procura da chamada "vitima ideal" que é uma pessoa distraída, desatenta, que não tem preocupação alguma com sua segurança pessoal e que facilita tremendamente a ação dos bandidos. Vamos a alguns exemplos clássicos de "vitimas ideais" mostrando logo a seguir a maneira correta de se fazer a prevenção: 
1)O mecânico J.F.L. vai buscar sua namorada Eliana, a noite, para irem a uma festa. Ele estaciona o carro enfrente a casa da moca, a qual ainda não esta arrumada e por isso tem que esperar alguns minutinhos. O mecânico retorna ao automóvel, liga o som e espera por sua namorada. Naquele momento, dois jovens passam pelo local e resolvem roubar o carro de J.F.L. Medida preventiva: Quando você for buscar alguém que não estiver pronto, restará  3 opções: a) Peca para aguardar dentro da casa da pessoa ou no hall social do prédio b) Tranque o carro e fique distante dele, sempre focalizando o perigo c) Indague sobre o tempo que essa pessoa irá demorar e de uma volta com o carro para depois buscá-la 
2)O jogador Paulo Nunes dirigia seu Jeep quando o celular tocou e ele resolveu estacionar seu auto para conversar melhor. Três ladrões passavam do outro lado da rua e ao vislumbrarem tamanha facilidade, anunciaram o assalto. Medida Preventiva: Inicialmente o leitor deve saber que usar telefone celular na direção de veiculo é uma infração de transito e o condutor irá perder vários pontos na carteira de habilitação. Por outro lado ao falarmos pelo celular, tornamo-nos mais desatentos ainda, o que não é bom para a sua segurança. O jogador Paulo Nunes tinha 3 alternativas: a) Não atender o celular e visualizar no identificador de chamadas o autor da ligação e depois entrar em contato com tal pessoa b) Atender rapidamente o aparelho, solicitando que ligue depois (não recomendamos) c) Procurar um lugar seguro para atender tal chamado, como shopping, estacionamento particular, comercio, banco etc 
3)A médica A.C.M. chega a sua casa por volta das 20:00hs e embica seu carro na garagem. Antes de sair do auto para abrir o portão, um jovem, armado com uma pistola anuncia o assalto, roubando-lhe o veiculo e a bolsa. 
Medida Preventiva: Utilize sempre a técnica da focalização, observando o que esta acontecendo a sua volta. Se no exato momento em que você for parar seu auto na frente de sua garagem, tiver uma pessoa parada próximo ao portão ou qualquer pessoa num raio de 30 metros, em atitude suspeita, siga enfrente e de voltas no quarteirão, certificando-se que o perigo foi embora. Mas se permanecer, não hesite em acionar a policia pelo fone 190 para averiguar suas suspeitas. 
Lembre-se que um portão automático pode ajudar na sua segurança. Por ultimo, não se esqueça que a "prevenção é uma capa invisível que nos protege contra a criminalidade".


Dr. Jorge Lordello