Destaques

sábado, 19 de julho de 2014

Ligue 181 e auxilie a polícia

Muitas são as maneiras de se combater a criminalidade. 
O aumento do efetivo policial e melhores condições de trabalho, a redução das desigualdades sociais, leis mais rígidas, celeridade nos processos judiciais, cadeias de segurança máxima... 
Enfim, a solução é sabida por todos; vem sendo debatida há anos, mas as ações governamentais caminham em passo de tartaruga, enquanto a criminalidade se organiza em facções e quadrilhas especializadas de forma acelerada. 
No entanto, não podemos deixar de comentar sobre uma iniciativa de muito sucesso; o trabalho realizado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência, que é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em novembro de 1997, como resultado do Seminário São Paulo Sem Medo, com a missão de desenvolver políticas, programas e ações para reduzir a criminalidade e a violência, bem como aumentar a segurança dos cidadãos em São Paulo. 
O maior destaque desse Instituto, que trabalha em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, é o Disque-Denúncia, através do telefone 181, que já recebeu 565.112 ligações, sendo que 28.519 redundaram efetivamente em prisões de marginais.
 Em virtude das denúncias anônimas foram efetuadas 25.619 prisões em flagrante; 93 seqüestros solucionados; 3.200 fugitivos recapturados; 4.765 armas e munições apreendidas; 1.515 casos de furtos de energia resolvidos; 1.487 postos flagrados com combustíveis adulterados; 250 empresas flagradas em sonegação fiscal e 234 cargas roubadas recuperadas.
 Durante a crise provocada pelas ações do Primeiro Comando da Capital, facção criminosa conhecida como P.C.C., algumas denúncias indicaram possíveis ataques. Essas medidas evitaram mortes de policiais civis e militares, como por exemplo, na base comunitária da PM da Praça Sampaio Vidal, Vila Formosa, que seria atacada em uma sexta-feira de abril de 2005. 
Portanto, ao perceber ocorrência de crime em seu bairro, tais como trafico de drogas, comercialização de mercadoria roubada, suspeita de sequestro, pessoas que portam ou guardam arma de fogo ilegal, agressão á mulher, criança ou idoso, enfim, ao notar ou suspeitar de qualquer ato criminoso, ligue imediatamente para o número 181, faça uma denúncia anônima e assim estará ajudando a polícia salvar vidas e colocar bandidos na cadeia.