Destaques

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dicas para contratar um bom advogado

É muito importante seguir os passos corretos para aumentar suas chances de contratar um ótimo  advogado. 
Para isso, é preciso estar atento a algumas dicas.

Existem bons e maus advogados, advogados  competentes e incompetentes, como em qualquer outra profissão, aliás. A diferença é que o advogado cuida de assuntos extremamente importantes, onde não cabe errar.
Por isso o cliente tem que ter interesse e cuidado ao contratar um advogado.
Vejas algumas dicas  a seguir:

• Peça indicações aos amigos/parentes
Muitas vezes, amigos ou parentes passam por situações parecidas e acabam também precisando entrar na Justiça contra uma empresa ou indivíduo. Por isso, peça indicações de bons advogados e procure saber como foi a experiência deles com o profissional. Se o seu amigo gostou, é porque foi bem tratado.

• Faça uma pesquisa
Verifique nos sites dos tribunais se o seu advogado tem muitos processos e o resultado das ações que ele defendeu (se obteve êxito ou não).
Um advogado com muitos processos pode significar que ele é bom e concorrido, mas é preciso ficar atento e saber se ele terá tempo hábil para se dedicar ao seu caso.

• Procure conhecer o advogado antes de contratá-lo
Observe se o profissional é atualizado
Veja se demonstra interesse pela causa, se ouve o que você diz com atenção e se faz perguntas que levam a respostas importantes.
Peça para ver algum processo semelhante ao seu e observe a apresentação do trabalho. Afinal, organização é fundamental nos advogados, já que eles precisam lidar com muitas informações e prazos definidos.

• Escolha um advogado que seja especializado no seu caso (melhor dica)
Verifique o ramo do Direito que seu caso terá. Excelentes advogados trabalhistas não são necessariamente bons advogados criminais. Dessa forma, limitar o número de advogados a consultar, já dentro da especialidade que seu caso requer, tornará sua defesa processual mais segura e eficiente. Isso porque para lhe dar uma melhor assessoria e suporte, escolher o advogado certo poderá fazer toda a diferença para o desfecho do processo.

• Encontre-o pessoalmente antes de contratar
É importante conhecer o advogado pessoalmente, apresentar o caso e ouvir sua opinião.
Advogados comprometidos são normalmente vitoriosos, pois acima de tudo eles deixam seus clientes cientes dos riscos envolvidos e buscam atuar em cada etapa processual para proteger seus interesses.

• Organize suas informações e provas
Prepare um histórico de seu caso expondo os principais fatos, suas reivindicações e uma lista com os dados das partes e testemunhas, além de todas as provas que você tiver (comprovantes, contratos, fotos, documentos etc). Uma pasta organizada e bem documentada facilita o primeiro contato, onde você apresentará seu problema, e acelera o trabalho do advogado durante o processo. Além disso, é importante ter claro qual é seu objetivo. Você quer mesmo sustentar um processo ou aceita um bom acordo? Informações como essas são essenciais para o trabalho do seu advogado, inclusive para orientá-lo a tomar as melhores decisões no decorrer do processo.

• Assine um contrato
Sempre exija um contrato claro e minucioso, especificando tudo que foi combinado entre você e seu advogado, a porcentagem que será dividida se ganhar o processo, o valor dos honorários etc.
·         Sugiro nunca entregar documentos originais ao advogado:
Ele não precisa dos originais, somente de cópias (a não ser que seja necessária perícia no documento, o que é uma situação muito particular). Exija também cópia de todos os documentos que assinar, inclusive da procuração. E o mais importante: LEIA os documentos que assinar; tire dúvidas com o advogado, podendo até mesmo pedir para substituir palavras muito técnicas por outras de fácil entendimento.

Um contrato detalhado diminui consideravelmente as chances de ter dor de cabeça durante e após o processo, já que tudo estará devidamente documentado e poderá ser contestada por ambas à parte caso haja alguma discordância.
Sempre que houver alguma dúvida legal, procure um advogado. Ele lhe orientará a tomar a melhor decisão e a buscar tudo aquilo que for seu por direito. Existem especialistas para cada caso, portanto, contrate um destes profissionais e sinta-se seguro.
Procure um advogado especialista para resolver o teu problema”

Visite o site  O mundo dos Advogados e encontre o advogado especialista
Veja também os   advogados especialistas em diferentes serviços