Destaques

quinta-feira, 16 de abril de 2015

"Colar as placa" já viu? já passou por isso?

Existem vários níveis de  estado de prontidão e um deles é o mais perigoso é o preto (pânico),É chamado assim porque a mente entra em uma espécie de “apagão”, o que impossibilita ao policial dar respostas apropriadas ao nível da ameaça sofrida.
"colar as placas" é um fenômeno científico real chamado o  efeito da acetilcolina . Normalmente, acetilcolina é um neurotransmissor que promove a atenção e foco. No entanto, em uma situação de risco de vida que está evoluindo rapidamente com múltiplos estímulos, uma pessoa ou funcionário poderá ter seu sistema nervoso autônomo oprimiu ao ponto de eles não podem funcionar em resposta.
Neste sentido, o policial literalmente congela e não pode responder. Visão de túnel, a exclusão auditiva, falta de habilidades motoras finas e grossas são resultado do efeito da acetilcolina, e o resultado é que muitas vezes o gestor vê preto (às vezes em finalidade). O Efeito Acetilcolina pode ser muito estreitamente alinhados e visto em formas de choque, em que um gestor está consciente, mas mentalmente e fisicamente não existe.
Nesta cena famosa de  O Resgate do Soldado Ryan , Corporal Upham é confrontado com o medo esmagador de combate, com soldados alemães avançando diretamente sobre sua posição. Embora ele pode ouvir a luta corpo-a-corpo na sala no andar de cima, ele congela na escada, incapaz de se mover ou de responder quando o soldado alemão finalmente aparece.
*No jargão policial, "colar as placas" significa fraquejar, ter medo quando não se consegue reagir a um ataque ou recuar diante de uma operação de alto risco. "Os colegas zombam dele, já que um homem nesse estado coloca a vida da equipe inteira em perigo e compromete toda a ação" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.