Destaques

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SOBREVIVÊNCIA POLICIAL (Não tenham preguiça de ler)


SOBREVIVÊNCIA POLICIAL (Não tenham preguiça de ler)
Aprenda uma técnica criada pelos SEAL's e hoje utilizada por instituições militares em todo mundo.
CÓDIGO DE CORES ou SEMÁFORO DA VIOLÊNCIA
O QUE É ISSO?
Técnica criada pelos SEAL's(grupo de elite do corpo de fuzileiros navais da marinha dos Estados Unidos) que tem o objetivo de representar o nível individual de alerta e /ou o estado mental de atenção através de cores
COMO FUNCIONA?
Cada cor representa um nível de alerta, originalmente era composto apenas por três cores: Amarelo, laranja e vermelho, mas, diversos estudiosos no combate individual aperfeiçoaram essa técnica e hj é utilizada por diversas tropas e divide-se em seis:
_ Branca: É um estado de completo relaxamento, obtido, por exemplo, quando o indivíduo está em sono profundo, em meditação transcendental, em oração e concentração total. Se alguém for atacado em “Estado Branco”, será destruído
_Verde: É um estado de relaxamento consciente, quando a pessoa está entretida ou concentrada nos seus lazeres ou afazeres, sem tomar consciência do que ocorre à sua volta. Em geral, as pessoas estão nesse estado quando trabalham no computador ou no comando de outras máquinas estáticas que requeiram total atenção; também pode estar-se em “verde” quando se assiste a um filme no cinema ou na televisão, envolvido em atividade romântica ou sexual, em comemorações, e por aí vai. Só é aceitável permanecer nesse estado quando se está num ambiente totalmente familiar e seguro, por exemplo, dentro de casa, desde que tenhamos meios de sermos alertados sobre qualquer situação fora do comum. Muita gente está permanentemente em “Estado Verde”. Se alguém for atacado em “Estado Verde”, será destruído.
_ Amarelo: É um estado de atenção relaxada, quando a pessoa está atenta num sentido geral, tomando consciência do que ocorre à sua volta. Em geral, as pessoas estão nesse estado quando caminham pela cidade ou dirigem algum veículo; também pode estar-se em “amarelo” quando se está trabalhando ou se divertindo. O ideal seria que as pessoas estivessem em “Estado Amarelo” a maior parte do tempo. Como exemplo, a pessoa caminha por um determinado logradouro, em “amarelo”, e depara-se com um pequeno grupo composto apenas de homens jovens, todos calados, sem estarem envolvidos em nenhuma atividade em particular (ouvindo música, jogando, etc.); isso faz com que a pessoa aguce sua atenção e faça a transição de “amarelo” para “laranja”. Algo parecerá “estar fora do lugar” – motivo para que se esteja alerta. Se alguém for atacado em “Estado Amarelo”, terá condições de reagir.
_ Laranja: É um estado de atenção total, quando a pessoa está ciente que um confronto poderá ocorrer. Em geral, as pessoas estão nesse estado quando verificam uma situação notadamente anormal, o que pode indicar a iminência de uma agressão ou ataque. Pessoas que trabalham na policia ou em atividades de segurança privada ficam permanentemente em “Estado Laranja”. Uma situação que faz com que alguém faça a transição de “laranja” para “vermelho” é quando, naquele grupo citado antes, o sujeito perceba que alguns elementos parecem estar armados. Se alguém for atacado em “Estado Laranja”, estará pronto a “virar o jogo” contra o agressor.
_Vermelho: É um estado de reação completa, quando a pessoa percebe que um confronto é iminente Em geral, as pessoas entram nesse estado quando se certificam de uma situação claramente perigosa, o que indica com clareza o início de um ataque violento. Pessoas que trabalham na proteção de locais ou pessoas sob grave e constante ameaça permanecem todo o tempo em “Estado Vermelho”. Isso, porém, é um risco para a saúde – a pessoa não deve permanecer por muito tempo, direto, em “vermelho”, sob risco de desenvolver alguma patologia mental, especialmente neurose. A transição de “laranja” para “vermelho” dá-se quando, na situação retro, um dos indivíduos aborda o cidadão, anunciando sua intenção criminosa (“É um assalto!”, “Passa tudo!”, etc.). Se alguém for atacado em “Estado Vermelho”, certamente será capaz de destruir o inimigo antes que esse agressor se dê conta do que está ocorrendo.
_Preto: É quando o combate está em pleno curso, as armas estão empunhadas, as decisões tomadas. Esse é o ponto do qual não há volta. O “Estado Preto” é a própria batalha em andamento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não é saudável permanecer frequentemente em estado laranja e/ou vermelho, mas, o laranja é o ideal para a sobrevivência policial

Espero que as dicas tenham sido úteis, CURTA e COMPARTILHE

Fonte: A FILOSOFIA DO COMBATE - Os fundamentos do confronto individual (Virando o jogo contra o crime na era da violência)
J.R.R.Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.