Destaques


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Conheça os significados das palavras do nosso Hino Nacional


        Que o nosso hino nacional é bonito ninguém tem duvida, tanto a melodia quanto a letra. Mas você já sabe o significado de todas as palavras do Hino Nacional Brasileiro? Fique tranqüilo, raramente alguém conhecerá, pois o nosso hino foi escrito pelo o poeta parnasiano Joaquim Osório Duque Estrada. Ele escreveu um poema que mais tarde, o então presidente Epitásio Pessoa, veio oficializá-lo como hino nacional. Como era característica do parnasianismo, mesmo naquela época o poema trazia palavras fora do uso popular e com o passar do tempo, essas palavras ficaram ainda mais rebuscadas. Diante disso, achamos interessante informar o significado de algumas palavras e expressões para o conhecimento de todos.
As palavras e expressões abaixo e seus respectivos significados, seguem na ordem em que aparecem no Hino:
Ipiranga: Ipiranga é o nome de um córrego localizado na cidade de São Paulo. Às margens deste riacho foi declarada a Independência do Brasil pelo então príncipe e herdeiro do trono de Portugal, Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822. Com esse ato, o príncipe  se tornou Imperador do Brasil, sendo futuramente denominado Dom Pedro I.

Plácidas: calmas, serenas, tranquilas.
Brado: grito, clamor, berro.

Retumbante: ressonante, que provoca eco, estrondoso.
Fúlgidos: brilhantes, luminosos.

Penhor: penhor equivale a garantia, segurança. É comum se penhorar algo de valor em troca de empréstimos e receber um papel que garanta a recuperação daquilo que foi penhorado quando a dívida for paga. Em sentido figurado significa o ato ou palavra que assegura o cumprimento de um compromisso, obrigação, promessa.
Cruzeiro: a constelação do Cruzeiro do Sul.

Resplandece: do verbo resplandecer que significa brilhar intensamente, rutilar, sobressair.
Impávido: destemido, corajoso, que não tem ou não aparenta medo.
Esplêndido: maravilhoso, perfeito, deslumbrante, admirável.
Fulguras: do verbo fulgurar, que significa emitir ou refletir luz, brilhar. Em sentido figurado: distinguir-se dos demais, destacar-se com brilho.
Florão: é um enfeite em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
Novo Mundo: o continente americano, as Américas.
Garrida: enfeitada, que chama a atenção pela beleza.
"Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores" : As palavras estão entre aspas porque representam uma citação do poema Canção do Exílio, do poeta Gonçalves Dias.
Lábaro: Estandarte  militar usado pelos romanos; bandeira, estandarte.
Flâmula: bandeira.

Clava: pedaço de pau pesado, mais grosso numa ponta que na outra, usado como arma, porrete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.