Destaques

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Rota: 1970 ANO DE CRIAÇÃO

Prezados amigos, apresento hoje uma foto de 1970, feita logo após a criação da ROTA, tirada na Estação Júlio Prestes, defronte a Antiga Rodoviária.
6305_591267024216911_556885419_n
Cabe explicar que naquele ano a ROTA tinha somente duas viaturas veraneio C-14, de prefixo 3-52 e 3-51, únicas existentes, pois as primeiras viaturas de ROTA na realidade eram caminhonetes chevrolet C-15.
Notem que o fardamento ainda era o usado na Força Pública, sem braçal de ROTA, que foi criado em 1973 e primeiramente usado no braço esquerdo. A viatura também não tem o logotipo de ROTA que também foi criado em 1973. A tropa já usava a boina preta, apesar do distintivo da boina ser o dos fuzis cruzados, então símbolo do primeiro batalhão policial “Tobias de Aguiar”
Conversando com o amigo Sargento Everaldo, consegui a identificação dos PM na foto, da esquerda para a direita:
Soldado PM XAVIER, com a Metralhadora mais possante da época “Schmeisser” (já falecido)
Soldado PM OSVALDO, Um dos melhores pilotos de ROTA da época, hoje investigador de polícia.
Sargento PM JUVENIL, Motorista da viatura que a época usava gravata e sapato e não coturnos como os demais, pois existia especificamente o Quadro de Motoristas.

3º Sargento BONIFÁCIO, era um dos policiais que participaram da patrulha do Tenente Mendes Junior, que foram emboscados no Vale da Ribeira pelo traidor e desertor Lamarca, que culminou com a execução do TENENTE MENDES JUNIOR.
O PM seguinte não foi identificado.

Soldado OLIVEIRA, o qual posteriormente foi gravemente ferido na altura da virilha em tiroteio, no Jd São Luís, na Zona Sul, onde hoje é um Cemitério. A equipe em patrulhamento numa noite chuvosa, deparou com uma Brasilia encalhada,. Desembarcaram no intuito de auxiliar seus ocupantes, porem, ao se aproximarem, os indivíduos desceram atirando, atingindo gravemente o Cmt da equipe Sgt SANTOS, que perdeu um pulmão, sendo também gravemente ferido o Oliveira. Os bandidos se evadiram. Os PM Feridos foram socorridos por um comerciante, pois, devido a má comunicação da época, ninguém conseguia localizá-los.
Soldado PM MACIEL, é o último à direita, está à paisano e trabalhou durante vários anos no P-5 da ROTA.
Espero que tenham gostado. Abraço a todos.
by Coronel Telhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.