Destaques

quarta-feira, 10 de maio de 2017

10 de maio, Dia da Cavalaria

Dia da Cavalaria é comemorado no dia 10 de maio. O termo cavalaria, para a área militar, é uma forma de combate.
Toda espécie de combate propõe a ideia de estar sempre um passo à frente do inimigo, de modo que se obtenha vantagens em possíveis disputas. Nesse caso, a busca incansável pela superioridade fez com que diversas nações passassem a se importar com a forma que deveriam combater.
Nos tempos remotos, usava-se o elefante, que continha uma plataforma móvel. Séculos após, o cavalo era o escolhido, graças a sua mobilidade. Atualmente, usa-se os carros de combate.A palavra cavalaria surgiu por causa desse avanço em termos de forma de combate, proveniente do termo “akva”, em sânscrito.
A cavalaria está à frente dos outros integrantes que compõem a Força Terrestre. Seu trabalho é buscar informações sobre o inimigo, como também informações obre a região.
A cavalaria, graças a sua mobilidade, pode realizar ações ofensivas e defensivas. Aliás, a cavalaria hoje em dia – carros de combate – possuem grande ação de choque, proteção (já que são blindados e mecanizados) e possuem um ótimo sistema de comunicação.
Um exemplo de cavalaria muito conhecida é a cavalaria medieval, instituição feudal que era formada por diversos cavaleiros nobres. Suas características predominantes eram a coragem e sua imponência, especialmente descritas pela literatura.
Além disso, a cavalaria fez parte de diversas situações na história de nossa humanidade, utilizando-se desta arma decisiva de combate para Napoleão, por exemplo.
A cavalaria moderna atua nos campos de batalha atualmente para manter a segurança de seu exército e realizar reconhecimentos dos campos.Hoje, portanto, a cavalaria é ainda vista como um meio indispensável para uma batalha, especialmente graças aos avanços tecnológicos que permitem maior aperfeiçoamento das armas.

Origem do Dia da Cavalaria

O Dia da Cavalaria lembra a data de nascimento do Marechal Manuel Luiz Osório, considerado o Patrono da Arma de Cavalaria.
Nascido em 10 de maio de 1808, no município de Santo Antônio do Arroio (hoje conhecido por Osório), no Rio Grande do Sul, o Marechal Manuel apareceu em todas as campanhas que aconteciam nas fronteiras sul e oeste do estado.
Marechal Manuel foi um general adorado por todos os seus subordinados, pois empolgava-os sempre em direção da vitória. Ele foi escolhido como Patrono da Arma de Cavalaria por sua grande habilidade nos combates, arrojo e coragem.
Está presente na história do país como um grande herói.
É interessante abordar que o município de Osório recebeu este nome para homenagear o Marechal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião acerca da publicação acima.